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A metodologia de projeto na promoção das aprendizagens essenciais das Línguas Estrangeiras turma C1

Apresentação

“O Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória” e as “Aprendizagens Essenciais” das diferentes línguas estrangeiras exigem a promoção de metodologias em consonância com os mesmos. A presente formação procura responder a essa necessidade, indicando ferramentas e metodologias potenciadoras da mudança que se deseja. Articular as competências definidas e inerentes às línguas estrangeiras, tais como as competências: comunicativa, intercultural e estratégica nos seus diversos domínios com um trabalho de flexibilidade em contexto de projeto e de trabalho colaborativo com ferramentas WEB 2.0, e a metodologia de projeto num contexto de trabalho colaborativo na plataforma eTwinning é responder de forma motivadora a docentes e alunos.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 120, 210, 220, 320, 330, 340 e 350

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 120, 210, 220, 320, 330, 340 e 350. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 120, 210, 220, 320, 330, 340 e 350.

Objetivos

- Encontrar nas Aprendizagens Essenciais temas que propiciem a aprendizagem baseada em projetos colaborativos, tanto a nível nacional como internacional, na área das línguas estrangeiras. - Desenvolver estratégias inovadoras de ensino e aprendizagem das línguas estrangeiras, integrando as ferramentas WEB 2.0. - Encarar os Domínios de Autonomia Curricular como uma oportunidade para melhorar as aprendizagens dos alunos nas disciplinas de línguas estrangeiras. - Desenvolver trabalho colaborativo, contribuindo para a inovação pedagógica. - Contribuir para o sucesso educativo, promovendo a aproximação entre a escola e a realidade dos alunos. - Promover competências relacionadas com a ética e a Cidadania Digital.

Conteúdos

Sessão Presencial 1 (3 horas): Apresentação da ação na modalidade de oficina, conteúdos programáticos e explicitação do modo como se processa a avaliação. Questões de ética na era digital. Quadro educativo da OCDE para 2030 e a sua relação com o ensino e a aprendizagem de línguas estrangeiras. Aprendizagens essenciais das disciplinas do quadro de abrangência do Francês, Inglês, Alemão e Espanhol. Aprendizagem de línguas estrangeiras através da metodologia PBL (project-based learning). Domínios de autonomia curricular (DAC). Avaliar, tendo por base a metodologia PBL Sessão Presencial 2 (3 horas): O eTwinning como comunidade que potencia o trabalho colaborativo na área das línguas estrangeiras. Kits de projetos na área das línguas estrangeiras. eTwinning Live: estabelecer parcerias para desenvolver projetos na área das línguas estrangeiras. Sessão Presencial 3 (3 horas): Procurar parcerias, através do fórum eTwinning, para um projeto, no âmbito das línguas estrangeiras. Princípios subjacentes à planificação PBL / eTwinning com recurso a ferramentas digitais que potenciem o trabalho colaborativo. Planificar um projeto eTwinning tendo como língua de comunicação o francês, inglês, alemão ou espanhol. Integrar o projeto eTwinning de suporte à oficina de formação. Sessão Presencial 4 (3 horas): Planificação do projeto tendo em atenção a transversalidade dos conteúdos. Formatos de avaliação e instrumentos de avaliação dos alunos no decurso do trabalho de projeto. Formalização do projeto no eTwinning Live. Exploração de aspetos básicos do TwinSpace. Organização do TwinSpace. Registo de alunos Sessão Presencial 5 (3 horas): Apresentação dos projetos colaborativos eTwinning em desenvolvimento. Partilha de experiências. Reflexão sobre o interesse dos projetos internacionais no desenvolvimento de competências associadas às línguas estrangeiras. No âmbito do Trabalho Autónomo, pretende-se que os formandos conheçam o Portal eTwinning, explorando modelos de projetos, os espaços eTwinning Live (encontrando parceiros) e o TwinSpace, com o objetivo de formalizarem um projeto. Pretende-se ainda que elaborem uma planificação colaborativa, tendo em atenção a transversalidade dos conteúdos, e criem instrumentos de avaliação para os alunos. O formador fundará um projeto eTwinning com um dos formandos. Após aprovação, todos os outros formandos serão convidados a integrarem este projeto. Deste modo, o grupo poderá utilizar este projeto como suporte à aprendizagem, partilha de ideias e ainda como veículo experimental privilegiado para, posteriormente, conhecer de forma profunda o potencial do TwinSpace.

Avaliação

Avaliação contínua tendo em conta os seguintes parâmetros: - Participação e contributos – 40%; - Trabalho de Aplicação de Conteúdos - 60%. A avaliação final será efetuada numa escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.

Bibliografia

OCDE (2018). The future of education and skills - Education 2030. Disponível em https://www.oecd.org/education/2030/E2030%20Position%20Paper%20(05.04.2018).pdf. Consultado em 12/12/2019.Gilleran, A.; Kearney, C. (2014). Desenvolver as competências dos alunos através do eTwinning. Bruxelas: Serviços Centrais de Apoio eTwinning/European Schoolnet. Disponível em http:/files.eun.org/etwinning/book2014/PT_Etwinning_2014.pdf. Consultado em: 19 de dezembroSilva, Maria Piedade Carvalho (2012). O projeto eTwinning LOA: uma abordagem intercultural para a integração pedagógica das TIC no ensino das línguas. Universidade Católica Portuguesa Centro Regional das Beiras – Pólo de Viseu, Departamento de Letras. Disponível em https://tinyurl.com/sb4sg4j. Consultado em: 12 de janeiroEditorial Board Members of The Teacher Academy (s/ data). Project-Based Learning Plans Selected and Curated. Consultado em: 12 de janeiro no URL https://sites.google.com/site/segcompetencescourse/.Edutopia (s/ data). Project-Based Learning. Consultado em: 12 de janeiro no URL https://www.edutopia.org/project-based-learning.

Formador

Teresa Sofia Nobre dos Santos Coelho

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 20-10-2023 (Sexta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
2 27-10-2023 (Sexta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
3 03-11-2023 (Sexta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
4 10-11-2023 (Sexta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
5 24-11-2023 (Sexta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 20-10-2023
Fim: 24-11-2023
Acreditação: CCPFC/ACC-119221/23
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: AE Damião de Goes