238

WEIWE(R)BE: competências de literacia com a BE turma C2

Apresentação

A ação da Biblioteca Escolar (BE) faz-se mais premente face à necessidade de integrar, de modo claro, articulado e sistemático, as competências de literacia nas práticas curriculares, como definido nos documentos estruturantes. Assim, pretende-se dinamizar um espaço de reflexão e prática partilhadas, conducentes à valorização profissional, a partir do desenvolvimento de cenários de aprendizagem, alinhados com as Práticas Educacionais Abertas (PEA) e que permitam implementar, na modalidade de blended-learning ,um conjunto amplo de princípios-chave, a exemplo dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e dos Direitos de Autor, onde se inscrevem as licenças Creative Commons.

Destinatários

Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância; Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

• Identificar, no contexto das competências de literacia e da Educação Aberta, o papel dos Recursos Educacionais Abertos (REA) e das Práticas Educacionais Abertas (PEA);• Reconhecer e aplicar os critérios subjacentes a uma leitura crítica e ética dos recursos digitais em Ambientes Virtuais, nomeadamente artigos da Wikipédia; • Diagnosticar, planear e executar cenários inovadores de ensino e de aprendizagem, em contexto da BE e curricular, tendo como suporte os pressupostos trabalhados.

Conteúdos

Projeto WEIWE(R)BE: fundamentos e metodologia; Integração curricular de competências de literacia com a BE: conceitos e prá ticas e Cená rios de aprendizagem com REA: apresentação e debate

Metodologias

O enquadramento da formação WEIWE(R)BE nas prá ticas curriculares e de trabalho colaborativo com a BE implica capacitar oformandos nas áreas e âmbito do DigCompEdu e do INCoDe.2030. Adotando metodologias ativas, na modalidade de b-learning, visa apoiar os formandos no diagnóstico, planeamento e execução de cenários inovadores de ensino e aprendizagem, com impacto no desenvolvimento das competências de literacia e de comportamentos responsáveis enquanto utilizadores e criadores de recursos digitaise ambientes virtuais

Avaliação

Na avaliação será usada uma classificação qualitativa e quantitativa, de acordo com a nova redação dada ao n.º 3 do artigo 13.º doRJFCP

Modelo

Relatório individual.

Bibliografia

Martins, G. (Coord.) (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/Direção Geral da Educação. https://dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Projeto_Autonomia_e_Flexibilidade/perfil_dos_alunos.pdf Cardoso, T. & Pestana, F. (2018). Wikipédia, um recurso educacional aberto? Em Rede-Revista de Educaç ã o a Distâ ncia, 5 (2), 300-318.http://hdl.handle.net/10400.2/9649 Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de Julho https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/AFC/dl_55_2018_afc.pdf Lucas, M. & Moreira, A. (2018). DigCompEdu Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores. Aveiro: UA Editora –Universidade de Aveiro. https://area.dge.mec.pt/download/DigCompEdu_2018.pdf Conde, E.; Mendinhos, I. & Correia, P. (Coord.) (2017) (2ª edição, revista e aumentada). Aprender com a biblioteca escolar. Rede de Bibliotecas Escolares.

Formador

Maria Ester Mateus Antunes de Figueiredo

Ana Carolina Ferreira da Cruz

Maria Filomena Pestana

Teresa Margarida Loureiro Cardoso

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-10-2023 (Quinta-feira) 14:30 - 17:30 3:00 Online síncrona
2 27-10-2023 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Online assíncrona
3 23-11-2023 (Quinta-feira) 17:30 - 18:30 1:00 Online síncrona
4 04-01-2024 (Quinta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Online síncrona
5 12-01-2024 (Sexta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Online assíncrona
6 20-02-2024 (Terça-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Online assíncrona
7 18-03-2024 (Segunda-feira) 10:00 - 11:00 1:00 Online assíncrona
8 15-04-2024 (Segunda-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Online assíncrona
9 07-05-2024 (Terça-feira) 10:00 - 11:00 1:00 Online assíncrona
10 28-05-2024 (Terça-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Online síncrona
Início: 26-10-2023
Fim: 23-05-2024
Acreditação: CCPFC/ACC-113285/21
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: e-learning
Duração: 25 h
Local: E-learning