A fotografia como recurso pedagógico transdisciplinar turma A1
Apresentação
A fotografia capta instantes únicos, criando um discurso visual que vai para além das palavras. É um recurso pedagógico de grande relevo nas aprendizagens dos alunos, podendo ser explorada, tanto ao nível científico, como ao nível artístico e pedagógico. Este curso pretende dotar os docentes de conhecimentos fotográficos, ao nível da imagem que se possam tornar ferramentas diversificadas de aplicação e exploração, em sala de aula, contribuindo para mudança de práticas pedagógicas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
Explorar as capacidades técnicas da câmara fotográfica digital; Desenvolver as noções fundamentais da linguagem fotográfica; Utilizar as técnicas fotográficas em diferentes contextos (paisagem, arquitetura, flora e fauna); Analisar e explorar a fotografia como recurso pedagógico.
Conteúdos
Módulo 1 (5h) - Introdução à câmara fotográfica digital; Introdução à fotometria; Retoque de provas e acondicionamento; Impressão fotográfica. Módulo 2 (5h) - Introdução à fotometria de estúdio; Natureza e características da luz; Introdução ao flash; Iluminação para retrato. Módulo 3 (5h) - Captura digital de fotografia em meio natural com saída de campo, Gestão da cor e impressão; Criação de portefólios digitais.
Metodologias
A ação será desenvolvida em 3 sessões presenciais. Duas sessões ocorrerão na sala de aula do futuro, existente na Escola, que possui todo o equipamento necessário à dinamização desta ação e uma sessão ocorrerá em campo. Nesta saída de campo, os docentes terão a oportunidade de fotografar livremente, património cultural, arquitetónico, fauna e flora.
Avaliação
Avaliação contínua tendo em conta os seguintes parâmetros: - Participação e contributos 40%; - Trabalho de Aplicação de Conteúdos -60%. A avaliação final será efetuada numa escala de 1 a 10, conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio.
Bibliografia
Michael Freeman-Sistema de Referência de Fotografia DigitalMichael Freeman - A Biblia da fotografiaStephanie C. Roberts -A Arte da iPhonografia
Anexo(s)
Formador
Valter Manuel da Silva Rosa
Vitor Manuel Rodrigues Neno
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 02-09-2024 (Segunda-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
2 | 02-09-2024 (Segunda-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |
3 | 03-09-2024 (Terça-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 03-09-2024 (Terça-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |
5 | 04-09-2024 (Quarta-feira) | 10:00 - 13:00 | 3:00 | Presencial |
6 | 04-09-2024 (Quarta-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |