Caixa Mágica - Construção de Teatro e Personagens em Tecido turma A1
Apresentação
Com esta formação pretende-se desenvolver com os professores o alargamento e enriquecimento de experiências artísticas explorando diferentes técnicas, assim como, proporcionar em universo escolar ferramentas que desenvolvam habilidades de expressão plástica, oral, gestual e corporal. Esta formação tem como objetivo contribuir para um maior desenvolvimento da experimentação, criação, sensibilidade estética e artística, despertando ao longo do processo de aprendizagem o interesse pelas atividades plásticas, pela apreciação e fruição de diferentes circunstâncias culturais.
Destinatários
Professores dos Grupos 100 e 110
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Grupos 100 e 110.
Objetivos
*Considerar o património imaterial como fundamental para o conhecimento de diferentes culturas (contos, fábulas ou lendas); *Estimular projetos e atividades que valorizem o objeto artístico, considerando a experiência tridimensional enquanto ferramenta que favorece a expressão visual, oral assim como o seu potencial na transversalidade curricular; *Sensibilizar para a importância do trabalho em grupo e consequentemente estimular relações interpessoais e sua importância no desenvolvimento social do indivíduo; *Desenvolver projetos que facilitem a expressão plástica, o jogo dramático e a comunicação, diferenciando o processo de aprendizagem com o desenvolvimento de projetos aliciantes que dê oportunidade aos alunos de colaborar e interagir em sala de aula; *Perceber a importância da reciclagem de materiais dando-lhes uma segunda vida, ou seja, compreender que a produção excessiva é prejudicial ao ambiente sensibilizando a importância para a reutilização de desperdício de materiais em projetos artísticos.
Conteúdos
*O papel das histórias na preservação da identidade cultural; *Escolha da narrativa; *Desenvolvimento da ideia: esboço e materiais a utilizar; *Materiais necessários à construção dos personagens - propriedades, plasticidade e diferentes texturas; *Planeamento e execução de um projeto em três dimensões. *Personagens tridimensionais tendo em conta as características, a forma, o volume, a cor e textura; *Seleção de materiais apropriados para cada etapa do projeto; *Reutilização de materiais no desenvolvimento de projetos; *Ferramentas que auxiliam na construção da escultura; *Técnicas e materiais. *Técnicas de ilustração desenho, cor e volume; *Materiais de pintura; *Reutilização de objetos *Habilidades de expressão e criatividade mediante experiências e criações artísticas em duas e três dimensões; *Experiências e produções plásticas tridimensionais.
Metodologias
Apresentação da proposta de trabalho construção de uma caixa mágica para contação de histórias e criação dos respetivos personagens. Escolha de uma história. Estudo dos personagens: estudos das características dos personagens, a forma, o volume, a cor e textura. Escolha de materiais (tecidos) de diferentes cores, texturas e padrões. Estudo para ilustrar o interior e exterior da caixa/ teatro: desenho, técnicas, cores e texturas. Apresentação dos materiais e ferramentas de trabalho. Demostração de cada fase da construção dos objetos e acompanhamento individualizado. 1ª construção dos personagens: proporção, forma, volume e cor; 2ª ilustração da caixa: esboço; forma; cor; claro/ escuro. Conclusão, apresentação dos trabalhos desenvolvidos e discussão geral sobre a ação de formação.
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o «Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua». Sessões teórico-práticas e práticas. Atividade prática / Trabalho desenvolvido na formação 80% Reflexão crítica formação 10% Participação 10%
Bibliografia
Araújo, Marcela Moreira; Rocha, Maria Silvia Pinto de Moura Librandi (2021). O uso de fantoches e suas contribuições para a narrativa de crianças. Leitura Teoria & Prática.Loureiro, Mª de Fátima Oliveira da Costa (2013). Marionetas: das personagens à descoberta do mundo. Repositório Institucional da Universidade de Aveiro. www.ria.ua.ptSilva, Francisco Vaz (2013). Contos Completos Irmãos Grimm. Ed. Temas e Debates.Ventura, Ana (2018). Lendas Portuguesas Contadas de Novo 2ª edição. Fábula.Potter, Beatrix (2018). Contos Completos. PIM Edições.
Formador
Olga Neves
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 23-04-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:30 | 3:30 | Presencial |
2 | 30-04-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
3 | 07-05-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
4 | 14-05-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
5 | 21-05-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:30 | 3:30 | Presencial |
6 | 28-05-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
7 | 04-06-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |
8 | 11-06-2025 (Quarta-feira) | 16:00 - 19:00 | 3:00 | Presencial |