Avaliação pedagógica: práticas e estratégias de feedback, auto e heteroavaliação, na (auto)regulação das aprendizagens turma A1
Apresentação
Não obstante as mudanças realizadas nos últimos tempos, que permitiram maior incremento e impacto de uma avaliação orientada para a melhoria das aprendizagens, é reconhecido que importa ainda investir na formação dos professores em práticas mais eficazes que permitem a melhoria do sucesso dos alunos, entre as quais se destaca o feedback. O feedback é um processo de regulação das aprendizagens com levado grau de efetividade, desde que seja intencionalmente aplicado em função de um conjunto de princípios evidenciados pela investigação, até porque há alegadas práticas de feedback que podem ser contraproducentes. Que práticas de feedback temos? Que impacto é que têm nas aprendizagens dos alunos? Como é que podemos melhorá-las? Como podemos aumentar o nosso poder de ensinar e fazer aprender? Eis algumas das questões que se colocam em geral sobre as questões do feedback e que, neste caso, procuraremos atender em função dos formandos que participaram na ação. Assim, nesta ação de formação, pretende-se promover o aprofundamento e consolidação das práticas de feedback em contexto de ensino e aprendizagem, desafiando aos formandos para um percurso teórico-prático assente numa lógica de formação ela própria fortemente marcada por mecanismos de regulação, feedback e avaliação formativa.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Professores do Ensino Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Professores do Ensino Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Professores do Ensino Especial.
Objetivos
Partilhar boas práticas pedagógicas Disseminar de boas práticas letivas e avaliativas no âmbito da avaliação pedagógica; Valorizar a importância do feedback na promoção de aprendizagens de qualidade; Refletir sobre a importância da (auto)regulação das aprendizagens; Consolidar estratégias para envolver os alunos no processo de autorregulação Enfatizar conceitos tais como auto e heteroavaliação e avaliação interpares
Conteúdos
1. Avaliação pedagógica: a avaliação ao serviço das aprendizagens 2. Pressupostos de uma avaliação pedagógica: critérios, feedback e revisão 3. Aprendizagem, erro e feedback: práticas eficazes para ajudar a aprender e a ensinar. 4. O feedback distribuído: autoavaliação, avaliação pelos pares e avaliação pelo professor. 5. Estratégias para o uso do feedback nos processos de ensino e aprendizagem.
Metodologias
10 horas presenciais 15 horas online síncronas As sessões presenciais seguirão uma metodologia sobretudo de natureza prática, permitindo aos formandos a realização de materiais de apoio às práticas de feedback em sala de aula, bem como à avaliação do seu impacto e processos de melhoria. As sessões online síncronas seguirão uma metodologia teórico-prática, facultando aos formandos suporte teórico e exemplos práticos para apoiar o desenvolvimento de práticas efetivas de feedback em sala de aula. O trabalho autónomo será dedicado à implementação de estratégias de feedback (autoavaliação, avaliação pelos pares e avaliação pelo professor) em sala de aula, bem como à produção de materiais de apoio.
Avaliação
A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a realização e discussão das tarefas propostas nas sessões síncronas, a elaboração e reflexão sobre tarefas para os alunos, e o trabalho final elaborado pelos formandos. O trabalho final deverá ser uma reflexão escrita individual sobre a formação, as aprendizagens realizadas e capacidades desenvolvidas, e a sua participação na formação.
Bibliografia
Brookhart, S. M. (2008). How to give effective feedback to your students. ASCD.Gardner, J. (2006). Assessment for learning. Sage Publications.Hattie, J. & Timperley, H. (2007). The power of feedback. Review of Educational Research, 77 (1), 81-112Machado, E. A. (2021). Feedback. Folha de apoio à formação - Projeto de MonitorizaçãoAcompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (MAIA). Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação
Formador
Eusébio André Machado
Luís Mário Paulo Martins
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 05-12-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
2 | 12-12-2024 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |
3 | 17-12-2024 (Terça-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
4 | 14-01-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
5 | 22-01-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
6 | 21-02-2025 (Sexta-feira) | 14:30 - 16:30 | 2:00 | Presencial |
7 | 26-03-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
8 | 23-04-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online assíncrona |
9 | 06-05-2025 (Terça-feira) | 17:00 - 19:00 | 2:00 | Presencial |
10 | 28-05-2025 (Quarta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Online síncrona |