322

Comunicação Aumentativa e Alternativa: implementação da comunicação, leitura e escrita turma C1

Apresentação

A comunicação encontra-se na génese de todos os processos de ensino e aprendizagem, mas assume uma importância ainda maior quando falamos de alunos com necessidades educativas, pois uma comunicação eficaz, potencia a ligação entre as diferentes áreas, permitindo que estes alunos se sintam incluídos e motivados para aprender. Atualmente, nas nossas escolas, têm aumentado os casos de alunos com perturbações da comunicação que não são capazes de comunicar ou para os quais a fala não é suficiente para preencher todas as funções comunicativas, assim como alunos com perturbações específicas da aprendizagem ao nível da leitura e escrita, sendo por isso premente adotar novas metodologias e utilizar ferramentas inovadoras que promovam as aprendizagens de todos. Nesse sentido, é fundamental concretizar uma formação orientada, especificamente, para capacitar educadores e professores de conhecimentos teóricos e práticos inerentes à construção, implementação e utilização de sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa, contribuindo desta forma para o desenvolvimento das competências comunicativas e linguísticas dos alunos e para a promoção de aprendizagens mais inclusivas.

Destinatários

Professores dos grupos de recrutamento 110, 120 e 910

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110, 120 e 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos de recrutamento 110, 120 e 910.

Objetivos

- Dominar a terminologia inerente à Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA); - Compreender o impacto do uso de CAA em contexto escolar; - Identificar Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC) - Explorar ferramentas digitais e aplicações para CAA; - Construir materiais de CAA para uso em sala de aula.

Conteúdos

Módulo 1 - Apresentação da ação e gestão das suas dinâmicas (1 hora) Módulo 2 - Comunicação Aumentativa e Alternativa em contexto escolar (5 horas) 2.1 - Diferença entre fala, linguagem e comunicação 2.2 - Sistemas de símbolos 2.3 - Sistemas aumentativos e alternativos de comunicação (SAAC) 2.4 - Produtos de apoio para a comunicação Módulo 3 - Exploração de ferramentas digitais e aplicações (9 horas) 3.1 - Ferramentas digitais e aplicações para CAA 3.2 - Plataforma ARASAAC 3.3 - Software Araword 3.4 - Software AsTeRICS Grid 3.5 - Aplicação MagicContact Módulo 4 - Construção de materiais de CAA para uso em sala de aula (6 horas) Módulo 5 - Apresentação/avaliação dos trabalhos finais (4 horas)

Metodologias

Formação em regime de b-learning, com sessões que obedecerão à seguinte metodologia: - Sessões plenárias em grande grupo destinadas à apresentação teórica dos conteúdos, análise e discussão dos mesmos, clarificação de conceitos e reflexão sobre as práticas pedagógicas; - Sessões de trabalho prático para exploração de ferramentas digitais e construção de materiais relacionados com os conteúdos; - Sessão plenária final destinada à apresentação e discussão dos trabalhos realizados pelos formandos

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua.

Bibliografia

Almeida, R. (2022). SAAC: Promoção da comunicação (e inclusão) em crianças com PEA. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu. http://hdl.handle.net/10400.19/7391 Sapage, S., Cruz-Santos, A., & Fernandes, H. (2018).A comunicação aumentativa e alternativa em crianças com perturbações graves da comunicação: cinco mitos. Revista Diálogos e Perspectivas em Educação Especial, 5 (2), 229-240. Repositório Institucional da Universidade do Minho. https://hdl.handle.net/1822/61911DGE (2018), Para uma educação inclusiva: Manual de Apoio à Prática. https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdfEncarnação, P., Azevedo, L. e Londral, A. (2012). Tecnologias de apoio para pessoas com deficiência. Lisboa: Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).https://www.acessibilidade.gov.pt/livros/tapd/html/8_tecnologias_apoio_comunicacao.html Tetzchner, S. v., & Martinsen, H. (2000). Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa. Porto: Porto Editora

Formador

Nuno Miguel Ramalhete Nogueira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 12-03-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
2 19-03-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Online síncrona
3 26-03-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
4 23-04-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
5 30-04-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
6 07-05-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Online síncrona
7 14-05-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
8 21-05-2025 (Quarta-feira) 15:30 - 19:30 4:00 Presencial
Início: 12-03-2025
Fim: 21-05-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-133265/24
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 25 h
Local: AE Damião de Goes