Dinâmicas de liderança escolar humanizada e inspiradora turma A1
Apresentação
Considerando os objetivos de política educativa e a finalidade que preside à formação no sentido da melhoria da qualidade da educação, bem como, do desenvolvimento profissional do docente, o Despacho n.º 779/2019 define as prioridades de formação contínua dos docentes, que se considera abrangida na dimensão científica e pedagógica (Artigo 2º), prevendo que se incluam, nesta dimensão, as ações de formação realizadas por docentes que exerçam funções de direção de escolas, sempre que a acreditação pelo CCPFC considere que essas ações se enquadrem, entre outras, na área da Liderança, coordenação e supervisão pedagógica (Artigo 3º), designadamente, dos diretores escolares. A presente formação pretende, igualmente, dar resposta ao requisito de formação obrigatória para efeitos da avaliação do desempenho e para a progressão na carreira dos docentes em exercício efetivo de funções. Para além disto, sob o grande chapéu da temática das Lideranças, estes tem sido temas de interesse manifestado, nomeadamente pelos diretores escolares, ao longo dos últimos anos, dando-se, assim, resposta a uma necessidade efetiva de formação nas escolas, em concreto, no âmbito do desempenho das suas funções.
Destinatários
Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Distinguir os conceitos, as características e competências de liderança e gestão escolares - Compreender estratégias de capacitação, gestão e motivação das equipas escolares - Reconhecer a relevância de dinâmicas de fortalecimento das relações interpessoais; - Apropriar-se de ferramentas, estratégias e dinâmicas de liderança; - Compreender a importância de uma liderança transformacional na construção e consolidação de uma cultura de mudança na escola; - Refletir sobre alguns dos principais desafios, tensões e dilemas que, atualmente, se colocam à liderança nas escolas.
Conteúdos
Tema 1 Liderança Vs Gestão Escolar 1.1. Conceitos de liderança e gestão escolar 1.2. Diferenças de perfil 1.3. Estilos de liderança - papeis formais e informais 1.4. Caraterísticas/competências de um líder escolar Tema 2 Liderar equipas em contexto escolar 2.1. Capacitar, organizar e gerir equipas escolares - Liderança das organizações escolares: PE e Autonomia - Definição, comunicação e monitorização de objetivos - Processos de melhoria: autoavaliação - Reconhecimento, incentivo e motivação das equipas: desenvolvimento pessoal e profissional 2.2. Bem-estar, gestão de conflitos e investimento nas relações interpessoais - Conceitos-chave - Características das relações interpessoais positivas - Competência-chave: a empatia - Tipologias, causas e estratégias de prevenção/resolução de conflitos - Tipologias, caraterísticas, sinais de vitimização e consequências de bullying na escola - Estratégias de prevenção e gestão situações de bullying - O diretor como mediador de conflitos e promotor de um ambiente de bem-estar, felicidade e satisfação profissional na escola - Impactes na produtividade, no ambiente de trabalho e no clima organizacional da escola Tema 3 Instrumentos, estratégias e dinâmicas de Liderança 3.1 Delegar competências - Delegação em seis passos - Decisão sobre o que delegar e o que fazer pessoalmente - Monitorização das tarefas e competência delegadas 3.2 Comunicar eficazmente - Escuta ativa, empática, assertividade e feedback - Teoria da comunicação não violenta: observação, sentimentos, necessidades e pedidos 3.3. Lidar com situações de stress - Conceito, fatores, sintomas e estratégias de controlo 3.4. Inspirar as equipas para uma Growth Mindset - Conceito, neuroplasticidade, linguagem e feedback orientado para os processos 3.5. Reunir com equipas - Tipos, fases e estilos de condução de reuniões: gestão das dinâmicas - Monitorização da implementação das deliberações e decisões - Principais motivos porque falham as reuniões 3.6. Acolher e integrar professores recém-chegados - Desafios de integração de novos docentes: o Programa Acolher+ - Fatores de vulnerabilidade - Impacte da liderança no bem-estar e na retenção docente - Estratégias de acolhimento e integração - Processo e relação de mentoria - Construção de um plano de acolhimento na escola 3.7. Gerir o tempo e a organização pessoal - Vantagens, utilidade e principais causas de perdas de tempo - Ferramentas de gestão do tempo e organização pessoal - Regras básicas de organização pessoal e gestão do tempo Tema 4 Liderar numa cultura de mudança - Liderança transformadora - Cultura escolar de mudança e inovação - A escola como organização aprendente - Colaborar Vs Cooperar - Componentes da mudança - Estratégias para liderar uma mudança organizacional Tema 5 Desafios, tensões e dilemas atuais - Municipalização da Educação - Gerir o ânimo dos profissionais da educação - Interculturalidade, AFC e Educação Inclusiva - Os desafios tecnológicos a Inteligência Artificial nas Escolas
Metodologias
Online sessões síncronas: base teórico-prática que parte da análise e discussão de modelos teóricos para estruturar a aplicação à realidade profissional dos participantes, procurar-se-á promover a reflexão sobre os conceitos e pressupostos teóricos. Esta reflexão será operacionalizada mediante a disponibilização de suportes bibliográficos e, complementada com a proposta de atividades/exercícios/dinâmicas de partilha e sistematização de ideias. Serão igualmente, apresentados estudos de caso e implementadas dinâmicas de role-play, para elaboração de planos de ação e/ou melhoria e o empowerment dos formandos no âmbito da sua intervenção no respetivo contexto organizacional Online - sessões assíncronas: o trabalho desenvolvido no regime síncrono será complementado com trabalho autónomo com possibilidade de acompanhamento em sessões online assíncronas, nas quais serão disponibilizados (em plataforma de comunicação) exercícios/ atividades, com vista à avaliação sumativa dos formandos
Avaliação
Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-lei nº 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com o Despacho nº 4595/2015, de 6 de maio e com o Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação de cada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivos legais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o projeto final elaborado pelos formandos.
Bibliografia
Costa, J. A. (2000). Lideranças nas organizações: revisitando teorias organizacionais num olhar cruzado sobre as escolas. In J. A. Costa, A. N. Mendes, A. Ventura (orgs.), Liderança e estratégia nas organizações escolares (pp. 15-34). Aveiro: Universidade de Aveiro.Sanches, M. F. C. (2005). Liderança educacional para a mudança e inovação: Os desafios da indeterminação em terra incógnita. In Itinerários 2005- Investigar em Educação (pp. 1579-1597). Lisboa: Centro de Investigação em Educação.AA VV. (2020). Manual de formação: Gestão do tempo, AEP/ PRONACIHeller, R. (1999). Como Delegar Responsabilidades Manuais Práticos do Gestor, Editora Civilização, 1999.Goleman, D. (2019). Inteligência Emocional. Psicologia online - https://br.psicologia-online.com/inteligencia-emocional-segundo-daniel-goleman-54.html
Observações
Apenas para Diretores e Chefias Escolares.
Formador
Mónica Maria Alves de Oliveira Nunes
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 06-02-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 2 | 13-02-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 3 | 19-02-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 20:00 | 2:00 | Online assíncrona |
| 4 | 20-02-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 5 | 27-02-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 6 | 05-03-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
| 7 | 06-03-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 8 | 13-03-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 9 | 19-03-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
| 10 | 20-03-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 11 | 27-03-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 12 | 02-04-2026 (Quinta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
| 13 | 10-04-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 14 | 17-04-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 15 | 24-04-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online assíncrona |
| 16 | 08-05-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |
| 17 | 15-05-2026 (Sexta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |